quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2014

PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS
                                   Lucas 1.37

INTRODUÇÃO:

·       Nosso propósito nessa última mensagem do ano 2013 é apresentar o versículo que foi escolhido pela própria igreja para nos servir de moto para todo o ano de 2014.

·       O versículo escolhido foi Lucas 1.37 que diz: “PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS”.

O contexto em que esse versículo foi dito é o do diálogo que o anjo Gabriel teve com Maria quando veio anunciar à mesma que: Lucas 1.35 — “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”.

·       Como um sinal que isso iria mesmo acontecer, já que os judeus gostavam tanto de sinais, o anjo diz a Maria o seguinte: Lucas 1.36 — “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril”.

·       A citação de Isabel é muito importante nesse contexto, porque ao contrario de Maria — mulher jovem, porém noiva, mas que ainda não havia consumado seu casamento — Isabel era uma mulher idosa, que havia sido estéril toda sua vida e seu marido, o sacerdote Zacarias já era também um homem de idade avançada. Mesmo assim, Deus permitiu que aquele casal de idosos tivesse um filho que conhecemos pelo nome de João batista.

·       Então eu quero que vocês notem que as circunstâncias são irrelevantes para Deus quando ele decide intervir. De um lado temos uma menina de 13 anos e que nunca havia se deitado com homem nenhum e do outro temos uma mulher idosa e estéril e para essas duas mulheres Deus faz poderosas promessas de que seriam mães, em breve.

·       Isso nos serve de excelente pano de fundo para o nosso verso do ano que é:

PORQUE PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSAS

I - “PARA DEUS”...

A. O Deus aqui mencionado é o único Deus verdadeiro. Ele é chamado por vários nomes:

·   -    אֵל עֶלְיוֹן — El Eleyon — Deus Altíssimo — ver Gênesis 14.18—19. Este Deus é aquele que possui שָׁמַיִם וָאָרֶץ — shamayim vaaretz — os céus e a terra, ou seja, Ele é o Senhor de todo o universo. Ele é Aquele que tudo pode, que tudo faz segundo seu próprio conselho e que nenhum dos planos que faz pode ser frustrado — ver Jó 42.2 — “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Deus é aquele em cuja presença só podemos nos abominar a nós mesmos e nos arrepender no pó e na cinza — ver Jó 42.5—6 — “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”. 

·       Não há espaço para a arrogância humana diante do Deus Altíssimo. De fato, quando Deus olha para todas as nações da terra — incluído aquelas que fazem parte do chamado G-8 — ele as considera menos do que nada, como se fossem um verdadeiro vácuo — ver Isaías 40.17 — “Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo”. 

·    -   אֵל שַׁדַּי — El Shadday — Deus Todo-Poderoso. Como Deus Todo-Poderoso Deus pode fazer promessas que são impossíveis aos homens, mas que Deus é capaz de cumprir.  O nome fala de “poder” e, poder combinado com “promessa” cria o terreno propício para o surgimento da fé! Nos dias do Novo Testamento os cristãos traduziram este nome por παντοκράτωρ — Pantocrátor — Todo-Poderoso — ver II Coríntios 6.18 — “Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

B. As implicações deste nome de Deus podem ser resumidas nas seguintes ideias:

 1. Como aconteceu com Abraão e seus descendentes, e por causa de Abraão, nós também fomos escolhidos e chamados para fazer parte do povo de Deus. Deus faz uma aliança conosco onde Ele se compromete a “habitar e andar no meio de nós”, “ser o nosso Deus” e, onde nos comprometemos a ser Seu povo — ver II Coríntios 6. 16 — “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2. Por causa da nossa eleição, em Cristo, Deus nos amou antes da fundação do mundo e, quando surgimos neste mundo, Deus nos protege, nos ensina o que precisamos saber para alcançar a salvação, e nos conduz a Cristo — ver Romanos 8.29—30 — “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

3. A todos estes privilégios corresponde o nosso compromisso de honrar a Deus, especialmente mediante a obediência ao que Ele deseja, o que pode ser resumido nas seguintes máximas: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” — Lucas 10.27.
4. A questão do relacionamento entre Deus e os crentes de todas as eras, trata: da confiança que devemos ter em Deus da fé e do empenho,  sincero em fazer a vontade d’Ele.

5. Além disso, Deus se revelou com o אֱלֹהִים – Elohiym – que fala de Deus como o Criador e sustentador de todas as coisas.

·       Mas, de todos os nomes que Deus usou para se revelar, nenhum é tão especial quanto este representado pelo tetragrama inefável representado pelas letras hebraicas יהוה — YHVH – que é traduzido como SENHOR na Bíblia de Almeida Revista e Atualizada, mas cujo significado é: ETERNO — ver Êxodo 3.14—15 — “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”.

6. Esse é o Deus a quem o anjo Gabriel se refere.

II. NÃO HAVERÁ IMPOSSIVEIS...
A. A palavra grega para impossível é: ἀδυνατήσει — adunatései — impossível no sentido de não ter força para cumprir algo.

B. Deus cumpre seus propósitos através do poder que existe inerente em Sua própria Palavra — ver Salmos 33.9 — “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”.

C. Deus tinha pleno poder para fazer cumprir a promessa feita a Maria sem a intervenção de José. Imagine a humilhação imposta ao machismo humano que se acha tão senhor de si mesmo e chega, muitas vezes a desprezar não apenas as mulheres, mas até mesmo o próprio Deus.

D. Zacarias 8.6 — “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? —diz o SENHOR dos Exércitos”,  reafirma a ideia que, para Deus, não existe nada que é considerado maravilhoso aos olhos dos seres humanos.

E. Essa ideia foi, provavelmente, emprestada de Jeremias 32.17 — “Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa”.

F. A Bíblia está repleta de ideias de que Deus pode fazer tudo, exatamente, como deseja: ver

1. Salmos 115.3 — “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada”.

2. Daniel 4.35 — “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”.

3. Marcos 10.27 — “Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível”.

4. Lucas 18.27 — “Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”.

5. Efésios 3. 20-21 — “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

G. Por todos esses motivos, duvidar é um exercício mental negativo e desnecessário.

III. EM TODAS AS SUAS PROMESSAS...
A. Quantas promessas existem na Bíblia?

B. Há uma edição da tradução de João Ferreira Almeida — Revista e Corrigida — que se chama “Bíblia de Promessas”. Esta edição sublinha os textos que contém promessas, destacando mais de 1100, distribuídas em 71 temas. Mas como isso é um exercício subjetivo, eu pessoalmente creio que existam, entre 8000 e 10.000 promessas em toda a Bíblia, de acordo com minhas próprias estimativas.

C. Quantas são as promessas não é algo tão importante quanto ao fato de que Deus é fiel em todas as suas promessas conforme o nosso verso tema de hoje e para o ano de 2014.

D. Quantos de você seriam capazes de ler um versículo contendo uma promessa de Deus? Lembre-se que mesmo versos como João 3.16 — “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” — contém uma promessa!

E. então, vamos começar... Comecemos um Novo Ano crendo nos possíveis de Deus!

CONCLUSÃO
1. Deus é um Deus Todo Poderosos e um Deus Fiel às promessas que faz.

2. Deus não é como os seres humanos para mentir. Ele cumpre o que promete.

3. Existem milhares de promessas espalhadas pela Bíblia, como ceifeiros, nós devemos através da nossa leitura diária da Bíblia, recolher e entesourar tais promessas. Talvez pegar um caderno e começar a anotar referência por referência. Talvez organizar as mesmas por tema ou por livro.

4. O fato que importa para nós nessa noite é que “PARA DEUS NÃO HAVERÁ IMPOSSÍVEIS EM TODAS AS SUAS PROMESSASVocê crê nessas palavras da Bíblia? Se você crê, então colocar numa papeleta que você recebeu  e escrever, dizendo: O MEU IMPOSSÍVEL PARA 2014 É:

5. Depois de escrever seu “IMPOSSÍVEL”, dobre o papel e escreva seu nome para que o mesmo possa ser facilmente identificado.

6. Durante todo o ano de 2014 iremos levar esses pedidos e colocá-los diante de Deus em nossas reuniões de oração. Em todas elas. Para cada resposta de Deus, queremos ser informados para que juntos possamos glorificar a Deus por sua fidelidade.
Lembre-se de pedir bem e creia no Deus dos impossíveis!

FELIZ ANO NOVO DE 2014!

QUE NOS VENHA O ANO NOVO!

Que Deus abençoe a todos os amados irmãos e irmãs.

Fiquemos todos de pé e vamos orar agradecendo a Deus o ano que passou e suplicar Dele as mais abundantes bênçãos na chegada deste Novo Ano de 2014 que se inicia.  

Oremos...  

 

Um comentário:

Junior Melo disse...

A graça E a Paz do NOsso SEnhor

GLorificado seja Deus pela sua vida .LOuvo a Deus por ter lhe tirado as escamas que o aprisionavam na igreja romana . Pr. Barbosa SEna, tenho saudades tambem do grande homem de Deus convocado a habitar com o SEnhor em 1991 .ESte homem voce o conhecia por nome também.:ex- padre Anibal PEreira Reis.
Como posso ouvi-lo na radio?Onde o Sr.prega em Fortalezaz?

Deus te abençoe irmao;!!