quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO DE DEUS PARA A VIDA EM FAMÍLIA

Pr. Barbosa Neto
 
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na  tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Deuteronômio 6. 4-9)
 
O Evangelho é a ação redentora e restauradora, é a Pessoa  do próprio Deus em Cristo revelado pelo Espírito Santo.
 
A palavra casa nos faz lembrar um determinado lugar ou espaço físico propício para o convívio entre pessoas de uma mesma família. Porém, uma casa não é apenas uma estrutura física construída por mãos humanas. Em sentido bíblico a casa deveria ser o primeiro ambiente da manifestação e testemunho do grande amor de Deus.  “Porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24.15).  Esta casa de Josué é a figura de uma família adoradora e servidora na obra evangelizadora de Deus.
 
O Evangelho que começa em casa é um enunciado que traz a ideia de transformação causada pela revelação e a manifestação visível do amor Divino, impactando de maneira efetiva a vida de alguém e que influencia as demais pessoas que vivem sob um mesmo teto! A vontade do Senhor era, é e será sempre que todas as casas (famílias) sejam compostas  de pessoas amadas e alcançadas por Ele, para que possam adorá-Lo e servi-Lo com alegria!
 
Olhem para o texto acima. A sequência aqui é muito simples, transformadora e libertadora: revelação de Deus (ouve), relação com Deus (amarás), obediência pessoal a Deus (em teu coração), família amada por Deus (filhos e casa) e testemunho do amor de Deus diante das pessoas (portas). Viver pelo amor revelado de Deus não é uma opção, mas, a maior necessidade humana, tanto na esfera individual como coletiva (familiar) ensinada em Deuteronômio 6.5). O Seu revelado é a essência da vida que Ele quer para nós!
 
Em Deuteronômio a casa ou família é um projeto de vida conjunta e experimentada sob a dependência e a orientação de Deus e que, deveria ser a base de qualquer sociedade temente a Ele. Esta postura de famílias diante do Senhor deveria ter sido assumida pelo povo de hebreu e testemunhada perante todas as outras nações. O povo de Israel foi resgatado e formado para demonstrar a todos os povos da Terra que a família humana só teria sentido pela manifestação do amor Divino.
 
O conteúdo do texto de Deuteronômio 6.4-9 é um verdadeiro tratado teológico de educação de Deus para a vida em família. O amor revelado por Deus é o ensinamento mais central da fé bíblica e a proposta Divina era que fosse o fundamento norteador da vida nas e através das famílias pertencentes ao Seu povo. É uma questão de testemunho da ação transformadora de Deus. Em outras palavras, de evangelismo através dos lares transformados por Ele.
 
O Evangelho que começa em casa de ser um reflexo da graça de Deus reproduzida na vida das pessoas do e no lar. Qualquer fracasso  na execução da missão da Igreja tem suas origens no fracasso da vivência da Palavra de Deus no lar. A tarefa da evangelização de uma sociedade tem o seu início na evangelização de indivíduos, iniciando-se em lares tementes ao Senhor. O temor é a intimidade que faz brotar a verdadeira espiritualidade.
 
O Evangelho começa em casa através  da prática do perdão entre pessoas alcançadas pela graça. Na aceitação mútua entre cônjuges e filhos. Na reconciliação e na prática do amor de Deus derramado em nossos corações. Nunca precisamos nos esforçar para refletir o amor de  Deus em nossa vida familiar. Lares que vivem na base de trocas pessoais ou chantagens afetivas ainda não conheceram o amor incondicional do Senhor!  
 
O Evangelho começa em casa, no ambiente familiar, na medida em que couber aos pais serem os primeiros evangelistas de seus filhos. Na ótica Divina a função paternal tem caráter pastoral, “e as ensinarás a teus filhos”. Pais como pastores de seus filhos? Sim! É o que a Palavra de Deus nos ensina no texto acima. Precisamos aprender com  o Senhor que nossos lares são a primeira instância para refletirmos mais experiências com Deus e não somente falar sobre Ele.
 
Antes de pertencermos a uma igreja local  ou comunidade evangélica, nos identificar com uma determinada confissão de fé ou desempenharmos qualquer ministério cristão, necessitamos com urgência de crer que o plano do Senhor  é redimir pessoas e operar a sua salvação a partir das famílias. Lares alcançados pelo amor de Deus reproduzem igrejas locais que glorificam o Seu Nome!
 
A família é o primeiro  cenário visível para o exercício do amor de Deus invisível. É a instância onde o amor do Senhor deve ser visto a partir da  vida de pais regenerados. O efeito natural de uma convivência familiar alimentada pela ação amorosa de Deus, certamente não será a formatação de filhos perfeitos segundo os padrões morais pré-estabelecidos por nós mesmos na esfera social ou  eclesiástica, mas, o renascimento de filhos conquistados pelo amor redentor do Pai Supremo! Pode-se ver claramente que, mesmo através de uma breve análise dos textos bíblicos acima, é necessária uma transformação radical na vida dos pais para que seja edificada uma casa “segundo o coração de Deus”.
 
Um dos grandes desafios ou barreiras que temos é rever a nossa maneira de ler as Escrituras.  Precisamos aprender a praticar a Palavra de Deus de maneira que agrade somente a Ele. Não é a quantidade de tempo dedicado a leitura bíblica que fará a diferença em nossas casas. É a maneira de absorver e praticar as orientações Divinas que farão com que compreendamos a Sua verdadeira vontade para a nossas famílias.
 
A quantidade de tempo dedicado ao exercício da nossa paternidade com os nossos filhos, as nossas ações paternais praticadas diante delas  e as reações geradas pelo nosso testemunho do agir de Deus em suas vidas vão dizer se o Evangelho que cremos foi (ou não) pregado em casa!  
 
Falando do Evangelho que começa em casa, podemos concluir dizendo que somente pais que foram incluídos e alicerçados na Pessoa  e Obra de Cristo na Cruz poderão pastorear suas esposas, filhos e filhas, de acordo com a vontade e o propósito do Criador e Redentor de suas famílias! Este é, portanto, o ponto de partida para qualquer reflexão sobre a nossa missão, enquanto família de Deus ou Igreja de Cristo, diante  de um mundo perdido, sem o amor do Pai e sem a revelação direta do Criador e Redentor de toda a família humana!
 
Que o Senhor Deus abençoe e proteja as nossas casas e famílias! Amém!  
 
 

 

Nenhum comentário: