sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

POR QUE DEUS FALOU?

Pr. José Barbosa de Sena Neto
pastorbarbosaneto@yahoo.com.br


Muita gente estudiosa está procurando descortinar o futuro com a finalidade de prevenir-se contra possíveis catástrofes que possam vir sobre a humanidade.

Que acontecerá daqui a dez anos? Como viverá a humanidade quando estiver o dobro de população que tem hoje? Se há preocupação com a situação do mundo, em seus aspectos físicos, social e político, é natural que os crentes também se preocupem com a situação da fé no futuro, mediante a grande transformação pela qual o mundo certamente há de passar.

Como será a nossa fé dentro de poucas décadas? E a Igreja, como estará? De que modo Deus será cultuado? A Bíblia Sagrada, como será entendida? Pretendemos com a ajuda do Senhor Deus, escrever uma série de artigos focalizando este assunto tão palpitante e oportuno para os nossos dias.

Mas, por que Deus falou, “nestes últimos dias”, conforme Hebreus 1.2? Por que razão Deus se preocupa tanto com os homens a ponto de manter-Se em contato com eles? O texto acima diz que Deus, outrora, falou de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas e que, por fim, “falou pelo Filho”. Não vamos aqui passar em revista os textos em que Deus falou, porque seria passar por toda a Bíblia Sagrada. Deus fala através de cada página das Sagradas Escrituras.

Mas, por que Deus falou? Esta pergunta enfeixa uma infinidade de interrogações: - Por que Deus falou a Adão e Eva? Por que falou a Abraão, a José, a Moisés, aos profetas? Deus não faz coisa alguma sem atender a um propósito dentro dos Seus planos eternos. Se falou, é porque houve um motivo intrínseco à Sua natureza e atinente aos Seus eternos planos. Faz-se necessário dizer que a verdade teológica de um Deus que fala ao Seu povo não encontra paralelo em nenhuma religião pagã. Os profetas de Baal falavam ao seu ídolo, mas dele não saía nenhuma resposta (I Reis 18.20-40). Porém, o Deus que Israel conheceu e anunciou ao mundo não só ouve o que Lhe é dito, como dá resposta inteligível às preces de Seus filhos (Salmo 116.1).

Ainda mais: Deus não falou apenas através da natureza, tão rica de mensagens de poder, bondade e zelo, mas dirigiu palavra clara aos pais, pelos profetas, e, no tempo certo, essa Palavra assumiu forma de vida humana, na pessoa de Jesus Cristo, o Verbo de Deus – a Palavra encarnada! Mas a pergunta perdura: por que tudo isso? Vejamos:

I – Deus falou porque foi do Seu agrado. Quando Jesus foi batizado, uma voz do céu se fez ouvir: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Lucas 3.22). Deus dizia com isto que Ele se agradava de ter no mundo o Seu Filho, como expressão máxima da Sua revelação aos homens. Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança porque desejava ter amigos com quem pudesse conversar. De fato, não foi o homem quem primeiro buscou a Deus, mas foi este quem veio ao seu encontro! A expressão “veio a mim a palavra do Senhor” é comum no Antigo Testamento, como prova de Deus falou por iniciativa própria. Até a morte de Jesus na Cruz do Calvário, a Palavra máxima do amor de Deus, foi algo do agrado dEle, como diz o profeta Isaías: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar” Isaías 53.10).

II - Deus falou para tronar-Se conhecido. Deus não seria conhecido dos homens se Ele tivesse permanecido em silêncio. Paulo diz na carta aos Romanos, que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1.20). De fato, Deus se manifestou em primeiro lugar pelas coisas criadas. Desse modo, deu-Se a conhecer ao homem que pôs como cabeça da criação, mas, infelizmente, os homens não entenderam bem esta mensagem. Então, fez-se necessária a mensagem falada aos pais, pelos profetas e, finalmente, por Jesus Cristo. E, para que ninguém tivesse dúvidas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras; “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14). Deus falou de modo inconfundível e a Bíblia é a expressão, em termos humanos, da Sua mensagem. Deus falando aos homens, num contexto puramente humano, é o que encontramos nas páginas das Escrituras Sagradas. Desta forma desvendou-se o mistério da Sua vontade e dos Seus santos e eternos propósitos (Efésios 1.9-11).

III – Deus falou para trazer-nos a salvação. Desde que o ser humano caiu da sua situação de santidade, com o pecado de nossos primeiros pais, Deus vem falando a nós, incessantemente, com o propósito de tornar efetiva a salvação. Falou a Abraão: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gênesis 12.3). A Moisés prometeu que suscitaria um profeta maior que ele (Deuteronômio 18.15). Em Isaías disse: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (1.18). Em Jesus está o máximo do que Deus pôde revelar aos homens: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados...” (Hebreus 1.3). Deus falou-nos para que entendêssemos o Seu plano de salvação e fôssemos salvos! Glorifiquemos ao Senhor Deus por isso! Para sempre!
* pastor batista, ex-sacerdote católico romano, autor do livro "Confissões Surpreendentes de um ex-Padre" já em terceira edição ampliada, conferencista, missionário na cidade do Crato-CE.






Nenhum comentário: